Leia esse artigo antes de ir a um velório.

Se você já faz uso destes gestos toda vez que você vai a um velório, você está fazendo um bem muito grande a todos os familiares que estão sofrendo a perda de um ente querido.


Como se comportar em um velório
Como se comportar em um velório

Use roupas discretas

Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Não chegue muito tarde.

Chegue antes para poder cumprimentar todos os familiares e assine o livro de visitas. Estar próximo de alguém que está passando por esse momento triste é muito importante, é um carinho que você oferece e trás um pouco de conforto para quem está sofrendo.

Celular: cuidado com barulhos, Whatsapp e Facebook

Nunca deixe o seu celular tocar alto dentro de um velório, desligue ou coloque-o para vibrar, não atenda o celular no local do velório, caso necessite atender alguma ligação, o melhor é retirar-se do local para um lugar mais reservado. Não use o celular para acessar o Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp etc. Não tire fotografias. Lembre-se que pessoas estão passando por um momento de dor e sofrimento, é muito importante saber respeitar esse momento.

Dê abraços

É muito complicado falar em um momento como este, sabemos que às vezes o silêncio vale mais que mil palavras, abraçar pode ser uma das melhores formas de traduzir o que você está sentindo naquele momento. O Abraço é um gesto muito acolhedor e carinhoso.

Ofereça suas condolências à família

Ao encontrar algum familiar, expresse o que está sentindo, você também pode dizer "Meus sentimentos", ou "Eu sinto muito pelo(a) (nome da pessoa)", "Conte comigo, caso precise de alguma ajuda". Aqui no Brasil é muito comum enviar uma coroa de flores em nome de sua família.

Fique em silêncio

O silêncio é primordial nesse momento, é um gesto de respeito e consideração. Tome muito cuidado com barulhos e alarmes de aparelhos eletrônicos.

Respeite a religião, os costumes e as últimas vontades da pessoa falecida

Caso você não compartilhe a mesma fé praticada pela pessoa falecida, neste momento, o carinho e a consideração precisam estar em primeiro lugar, não abandone a cerimônia ou os atos religiosos e participe silenciosamente.


Créditos: Fotos divulgação tiradas da internet

Deixe seu comentário

Conteúdo criado pela Publiclick